blog

Lincença maternidade

Licença é ausentar com permissão. Assim precisamos dar permissão às mães para que ausentem do serviço de operaria e se apresentem ao serviço do amor, promover a presença da mãe no lugar onde ela é mais necessária e importante, junto do filho.

Nos países nórdicos (Suécia, Noruega, etc...) a licença maternidade é de 2 anos.No Brasil são 4 meses ou 6 meses falsos, dependendo de onde a mãe trabalha, tempo inadequado e insuficiente. Por que digo falso? Por que falso?Porque a mãe física e emocionalmente não usufrui na integra desses 4 meses, principalmente devido á insegurança eu a própria situação acarreta.

Quantas vezes escutamos mães falarem que não querem amamentar para não terem de suspender a amamentação e com isso trazerem sofrimento aos filhos. Outras introduzem antecipadamente a mamadeira para que a criança já se habitue a outro leite antes do retorno da mãe ao trabalho. Dessa forma é bem maior o risco da criança largar o peito. Outras sofrem ao imaginar de que maneira ocorrerá seu retorno ao trabalho e a adaptação de seu filho a essa situação.

Convenhamos, essa situação não traz nenhuma segurança e tranqüilidade as mães que tanto necessitam,seja para transmiti-las para a criança seja para uma melhor produção de leite. Justamente elas, que estão passando por mudanças totais e intensas em suas vidas, principalmente, as mães de primeira viagem.

Deveríamos mudar esta conduta de forma radical e colocar-nos no lugar das mães dos recémnascidos e dos pediatras e não somente das empresas nesses dias de insegurança e às vezes de sofrimento. Como você e sentiria se lhe tirassem a comida mais gostosa, importante, protetora de sua vida no momento mais crucial, frágil e dependente de sua existência? Hoje brigaríamos, gritaríamos, mas neste momento eles não têm voz, apenas choro. Eles precisam de nossas vozes.

Duvidas e comentario para o autor:



Duvidas e sugestões ?